A boa postura está relacionada a uma mente e um corpo saudável, mantendo seu corpo sempre em equilíbrio, aliviando os problemas comuns como dores nas costas, dores de cabeça, cansaço e fadiga.

Uma postura correta consiste em um alinhamento correto da sua coluna vertebral em relação à sua cabeça, ombro, quadril, joelhos e pés, evitando o estresse e sobrecarga inadequada nas articulações, musculaturas e tendões.

Quando você não mantém uma postura ideal ou possui algum vício postural, até mesmo nos movimentos mais simples e básicos como puxar, empurrar, subir, descer, carregar, levantar e sentar se tornam uma tormenta em sua vida! Então, se você já apresenta dificuldade em algum desses movimentos, ATENÇÃO! Provavelmente sua postura pode estar incorreta ou você já adquiriu um vício postural.

POSTURA X POSIÇÃO CORPORAL

Podemos dizer que uma pessoa está numa má postura quando, ao avaliarmos sua posição corporal ela se encontra em desequilíbrio com a curvatura da coluna, em qualquer altura dela. Portanto, se você se mantém frequentemente em uma posição corporal inadequada, fatalmente você irá adquirir um vício postural, culminando numa série de irregularidades em diversos segmentos que vamos tratar neste e nos próximos posts.

E você tem dores nas costas? Será que é problema de postura?

Por Marina Cunha

1-SÍNDROME CRUZADA ALTA

corrija sua postura
Síndrome cruzada alta

No mundo conectado em que vivemos hoje passamos horas na frente do computador ou utilizando o celular, o que naturalmente vai gerar um vício postural. A partir desse vício postural, desencadeamos uma síndrome, hoje conhecida como SÍNDROME CRUZADA ALTA.

Esta síndrome vem a ser uma tensão maior de alguns músculos e um enfraquecimento de outros, fazendo com que a pessoa se mantenha com a cabeça projetada a frente e os ombros em protração, aumentando a lordose cervical e a cifose dorsal.

A partir dessa postura, vários problemas vão surgindo como: dores de cabeça, tensão cervical, dor na região dorsal, dor e crepitação nos ombros e leve formigamento que se estende pelo membro superior. A boa notícia é que os tratamentos como correção postural e fortalecimento muscular podem apresentar excelentes resultados.

LEMBRE-SE: O SER HUMANO NÃO É RECICLÁVEL. COM SAÚDE, NÃO EXISTE COMPENSAÇÕES.

Compartilhe: