Você sabia que 80% da população mundial têm ou terá dores nas costas? E que os gastos com tratamentos para dores nas costas nos planos de saúde superam os de doenças graves?

As principais causas das dores nas costas estão ligadas ao SEDENTARISMO, que nada mais é que a falta de movimentação do corpo como um todo.

A vida moderna, a falta de tempo, stress, tudo isso em conjunto vai gerar uma má postura. Por quê?? O GESTO SE TRANSFORMA EM HÁBITO, O HÁBITO SE TRANSFORMA EM POSTURA E A POSTURA SE TRANSFORMA EM ESTRUTURA. Você não entendeu nada, não é mesmo? Calma! Nós vamos explicar…

Se você trabalha todos os dias numa postura inadequada por horas seguidas, você acaba fazendo um gesto errado criando um hábito inadequado, o que resulta numa constante má postura, definindo uma estrutura postural incorreta. (Por exemplo: se você fica muito tempo com a cabeça projetada à frente pode causar uma cervicalgia, ou se você faz um apagamento da curvatura lombar devido a um longo tempo sentado pode gerar uma lombalgia.)

Bom, se você faz parte desse grupo, nós podemos te AJUDAR! Vamos lá…

O corpo humano é composto por dois subsistemas de sustentação e locomoção: o subsistema ativo e o subsistema passivo – o subsistema passivo consiste em esqueleto, articulações e tendões, e o ativo consiste na musculatura corporal, onde fica o CORE, que é a ponte entre a parte superior e a parte inferior do corpo, que numa linguagem mais simplificada consiste na musculatura interna e externa do abdome, os paravertebrais e os estabilizadores do quadril, ou seja, essa é a estrutura fundamental que possibilita o funcionamento perfeito do nosso corpo, evitando então que tenhamos dores nas costas.

Como o seu corpo não foi feito para ficar parado, o movimento é o remédio. Para se movimentar de maneira correta, é preciso fazer exercícios INTELIGENTES E INTEGRADOS, ativando seu sistema locomotor ativo fortalecendo a musculatura do CORE.

A SOLUÇÃO é muito simples: você precisa começar a se exercitar de maneira correta e constante, com exercícios integrados e eficazes que você pode fazer em qualquer lugar. Comece já!
E você, o que achou deste assunto? Tem alguma sugestão? Manda pra gente!

Por Marcos Parola

Compartilhe:
  • Pablo Medina

    Excelente artigo! De fato sofria muito com dores cervicais e os exercícios do professor Parola me ajudaram muita em minha recuperação.

    • allmove

      Parabéns Pablo continue com os exercícios por que o remédio é o movimento.
      Um grande abraço!

  • Parabéns Pablo, continue com os exercícios por que o remédio é o movimento.
    Um grande abraço!